29 de abr. de 2013

"Cuidado Ovelhinha com que escuta!"

"Cuidado Ovelhinha com que escuta!"
por Julimar Jr.

Vídeo extraído do Youtube.com, postado pelo canal "Acordem Agora" 

Quero falar desse vídeo que vi, a pouco tempo, do pastor Silas Malafaia, renomado e admirado por muitos "crentes", usando Gálatas 6:6, com a justificativa para os altos salários pastorais e seus pedidos de ofertas na TV, dizendo que essas atitudes ainda seriam pouco pois, a "luz da bíblia" (chavão típico do mesmo), ele prova isso (ou tenta provar) usando esse texto que diz, segundo ele, que o 'ensinador' teria, por ordenança bíblica, direito de receber METADE dos bens (financeiros) de quem estaria aprendendo com ele, ou seja, os fiéis da Igreja e ouvintes de suas Mensagens. Ele utiliza a versão Almeida Corrigida e Revisada, que utiliza o termo "bens" no texto. 

“E o que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instruiu.” Gálatas 6:6 (Almeida Corrigida e Revisada).

Primeiramente, é equívoco interpretar um texto bíblico com base em somente uma tradução, por isso vamos ver o que diz as outras versões antes de analisarmos: 

"A pessoa que está aprendendo o evangelho de Cristo deve repartir todas as suas coisas boas com quem a estiver ensinando." Gálatas 6:6 (NVI - Nova Versão Internacional); 

“E o que está sendo instruído na palavra, faça participante em todas as boas coisas aquele que o instrui.” Gálatas 6:6 (Almeida Revisada); 

"Aquele que recebe a catequese da palavra, reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui." Gálatas 6:6 (Versão Católica); 

“Mas aquele que é ensinado na palavra faça participante em todas as coisas boas aquele que o ensina.” Gálatas 6:6 (Sociedade Bíblica Britânica).

Utilizando esse texto ISOLADAMENTE, com a versão bíblica APROPRIADA para a fim que deseja alcançar, somada com uma pitada de "EU FAÇO ISSO" (doando uma Mercedes para a Igreja que ele mesmo é o Presidente, Proprietário e que paga seu salário), fica fácil levar o ouvinte a achar que, o que está sendo ensinando, é de fato, 'verdade'. Mas, como o próprio pastor do vídeo costumava a dizer a uns 10-15 anos atrás, tempo em que eu até ouvia suas mensagens: "Texto sem contexto é pretexto para heresia"

Primeiramente vamos a Palavra propriamente dita!

Paulo estava dissertando sobre quando 'semeamos' coisas boas em nossas vidas, atitudes, semeando-as no terreno do Espírito, e quando semeamos coisas ruins, no terreno da Carne. Para compreender melhor clique AQUI e leia o texto postado a respeito disso.

O termo "coisas boas", "bens", "boas coisas", "faça participante" usadas no texto se refere a tudo de bom que se originou do aprendizado da Palavra, desde coisas materiais aos frutos na vida dessa pessoa. Uma experiência com Deus, atitudes corretas que tomou depois de ter aprendido a Palavra, seja uma bênção recebida, enfim, dinheiro é somente UMA das coisas boas a ser compartilhada com o mestre que ensinara  a Palavra de Deus aos cristãos daquela época. 

Mas é mais fácil e propício usar o termo 'bens' visando somente a questão financeira. Outra coisa que o pregador não avalia e muito menos passa para seus ouvintes, é o contexto histórico da época, os "ensinadores" daquela época passavam NECESSIDADES, tinham fome, enfrentavam perseguição, tinham frio no inverno, etc... por isso Paulo instruí aos irmãos da Igreja que compartilhassem "suas coisas boas", ou seja, aquilo que ele havia acabado de ensinar, "o semear no terreno do espírito", praticando e ajudando os mestres com hospitalidade, alimentos, roupas, e, caso necessário, dinheiro para que estes, que muitas vezes peregrinavam por várias cidades pregando, tivessem suas NECESSIDADES sanadas, ou pelo menos, um pouco delas. 

Esse texto não serve para justificar esse comportamento de impor ofertas ao ouvintes como vemos e ouvimos hoje em dia na TV. Caso você julgue que o seu ensinador, seja o Malafaia, ou qualquer outro, esteja NECESSITADO e você tem condições de ajudar sanar suas necessidades, ajude! 

Mas esse texto não justifica ajuda para construções de impérios televisivos ou patrimônios eclesiástico milionários, serve e deve ser utilizado na instrução do povo para ajudar aqueles que REALMENTE precisam, para os mestres da Palavra que passam por dificuldades, para que tenham sim, um salário dignos, onde suas necessidades básicas sejam sanadas pela Igreja, mas não exorbitante, pois isso vai contra ao que o próprio Paulo ensinou a Timóteo, que era seus discípulo, que saindo para Macedônia o deixou a cuidar da Igreja de Éfeso. 

"De fato, a piedade com contentamento é grande fonte de lucro, pois nada trouxemos para este mundo e dele nada podemos levar; por isso, tendo o que comer e com que vestir-nos, estejamos com isso satisfeitos. Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição, pois o amor ao dinheiro é raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram a si mesmas com muitos sofrimentos. Você, porém, homem de Deus, fuja de tudo isso e busque a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança e a mansidão. Combata o bom combate da fé. Tome posse da vida eterna, para a qual você foi chamado e fez a boa confissão na presença de muitas testemunhas.” 1 Timóteo 6:6-12 (NVI). 

E vai contra ao que o próprio Jesus ensinou aos seus discípulos, que não necessitavam de dinheiro ou ajuda financeira por isso lhes foi ordenado pelo Mestre quando saiam a pregar: 

"Por onde forem, preguem esta mensagem: ‘O Reino dos céus está próximo’. Curem os enfermos, ressuscitem os mortos, purifiquem os leprosos, expulsem os demônios. Vocês receberam de graça; dêem também de graça. Não levem nem ouro, nem prata, nem cobre em seus cintos; não levem nenhum saco de viagem, nem túnica extra, nem sandálias, nem bordão; pois o trabalhador é digno do seu sustento.” Mateus 10:7-10 (NVI)

"Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam. Mas acumulem para vocês tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam. Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração.” Mateus 6:19-21 (NVI)

Para finalizar, esse vídeo foi um desabafo de um Pastor, esse sim, que passa por necessidades e dificuldades, sobre a realidade do Evangelho no Brasil, não sei sua denominação e nem para quem especificamente ele falou. Mas esse está "a luz da bíblia"!



Curta nossa Página no Facebook, e não esqueça de compartilhar nossas postagens com seus amigos(as)!


26 de abr. de 2013

"Lei da Semeadura"! Essa Seme-a-dura de aturar...


"Lei da Semeadura"! Essa é Seme-a-dura de aturar...
por Julimar Jr.



Esse é um texto conhecido e muito 'batido' pelos pregadores da Prosperidade, não gosto de chamar de Teologia, por que é muita ignorância achar que isso é Teologia, mas o que Paulo está dizendo sobre essa "Lei da Semeadura" que eles insistem em pregar? Vamos ao texto.
Irmãos, se alguém for surpreendido em algum pecado, vocês, que são espirituais deverão restaurá-lo com mansidão. Cuide-se, porém, cada um para que também não seja tentado.

Levem os fardos pesados uns dos outros e, assim, cumpram a lei de Cristo.

Se alguém se considera alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo.

Cada um examine os próprios atos, e então poderá orgulhar-se de si mesmo, sem se comparar com ninguém,

pois cada um deverá levar a própria carga.

O que está sendo instruído na palavra partilhe todas as coisas boas com quem o instrui.

Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá.

Quem semeia para a sua carne, da carne colherá destruição; mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá a vida eterna.

E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos.

Portanto, enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos, especialmente aos da família da fé.
Gálatas 6:1-10
  
"Meus irmãos, se alguém for apanhado em alguma falta, vocês que são espirituais devem ajudar essa pessoa a se corrigir. Mas façam isso com humildade e tenham cuidado para que vocês não sejam tentados também. Ajudem uns aos outros e assim vocês estarão obedecendo à lei de Cristo. A pessoa que pensa que é importante, quando, de fato, não é, está enganando a si mesma. Que cada pessoa examine o seu próprio modo de agir! Se ele for bom, então a pessoa pode se orgulhar do que fez, sem precisar comparar o seu modo de agir com o dos outros. Porque cada pessoa deve carregar a sua própria carga. A pessoa que está aprendendo o evangelho de Cristo deve repartir todas as suas coisas boas com quem a estiver ensinando. Não se enganem: ninguém zomba de Deus. O que uma pessoa plantar, é isso mesmo que colherá. Se plantar no terreno da sua natureza humana, desse terreno colherá a morte. Porém, se plantar no terreno do Espírito de Deus, desse terreno colherá a vida eterna. Não nos cansemos de fazer o bem. Pois, se não desanimarmos, chegará o tempo certo em que faremos a colheita. Portanto, sempre que pudermos, devemos fazer o bem a todos, especialmente aos que fazem parte da nossa família na fé." Gálatas 6: 1-10 (NVI - marcações feitas pelo do autor)

Primeiramente, fica claro que o 'semear' do texto, não se refere a dinheiro pra recebê-lo de volta com juros e correção. No texto Paulo fala sobre o semear no terreno espiritual, semear nas qualidades e virtudes que o Espírito Santo nos concede, ou seja, amor, paz, gentileza, etc... com isso você receberá a vida eterna. Já quem semeia no terreno da natureza humana, semeia ganância, mentira, ódio, etc, viverá sempre envolvido por isso também e colherá com isso a morte, que na bíblia se refere a morte espiritual e, como consequência, o inferno!

Por que digo isso?

Paulo cita semear no "terreno da natureza humana", fica claro que Paulo está falando sobre nosso estado decaído e pecador, estado que gosta de praticar o mal, alimentando esse terreno, colheremos além de uma vida regrada por iniquidades, o Inferno como fruto dessa semeadura. Ele falou desse estado e seus frutos anteriormente, no capítulo 5 de Gálatas: 

"Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti, que os que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus." Gálatas 5:19-21 (NVI)
 
Com isso, o "semear no terreno Espiritual" não se trata de dar dinheiro a alguma Instituição Religiosa ou algum Pastor/Padre/Apóstolo em si, e sim, de você viver alimentando e praticando os Frutos que o Espírito Santo traz sobre nossas vidas, os quais Paulo já havia citado também a Igreja: 

"Mas o Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza,a bondade, a fidelidade, a humildade e o domínio próprio." Gálatas 5.22 (NVI)

Observamos que logo após Paulo citar sobre a "semeadura" em ambos os terrenos, ele nos aconselha, dando um exemplo de semeadura no Terreno Espiritual:

"Não nos cansemos de fazer o bem. Pois, se não desanimarmos, chegará o tempo certo em que faremos a colheita. Portanto, sempre que pudermos, devemos fazer o bem a todos, especialmente aos que fazem parte da nossa família na fé." Gálatas 6:9-10 (NVI)

A questão não é sobre maldição e bênção, se trata da maneira que você viverá sua vida, semeando (praticando) em sua vida/cotidiano os frutos do Espírito, ou os frutos da Carne, e a colheita disso será realizada no dia do Grande Julgamento, tanto que Paulo diz:

"Não nos cansemos de fazer o bem. Pois, se não desanimarmos, chegará o tempo certo em que faremos a colheita." Gálatas 6:9 (NVI)

"Se não desanimarmos", se refere a caminhada Cristã, onde os salvos irão perseverar na Fé e colher a vida Eterna. Prova que não se trata de semeadura e colheita de coisas terrenas é o fato de muitos apóstolos e cristãos durante toda a vida, que viveram uma vida de amor, paz, benevolencia, e mesmo assim, tiveram suas vidas em meio a miséria, lutas e morte, porém eles eram felizes, pois mesmo na pobreza, dificuldade e na morte eram satisfeitos com a vida que tiveram e com os frutos que plantaram, pois fizeram tudo, não para poderem barganhar com Deus, e sim por que semear o bem era intrínseco em suas vidas, após uma real conversão, e devido a ação do Espírito Santo sobre suas vidas.

Uma coisa que deve ficar claro é que, primeiro, não estou querendo dizer aqui contra o ato de ofertar, dizimar ou ajudar alguma obra de sua Igreja ou Pastor, só estou deixando claro que esse texto não da margem pra "desculpa" de pregar e forçar os ouvintes a ofertarem e assim, colherão coisas materiais com essa oferta! Outra coisa é que viver uma vida semeando no terreno Espiritual, não é sinônimo de sofrimento, de vida terrena miserável, não é isso que quero dizer. O que eu quero dizer que, da mesma forma, também não é sinônimo de uma vida com riquezas, de saúde e bem-estar dentro dos padrões do nosso mundo. Os frutos do Espírito que você praticar irá sim, trazer alguns benefícios terrenos, pois a bênção de Deus recai sobre os que não são seus, imagina sobre o que são nessa Terra? 

O que quero deixar explícito é que uma vida dentro dos padrões de Deus é uma vida feliz, você será satisfeito com o que Deus te der, terá a providência de Deus sempre que precisar, independente da circunstância, sendo rico, sendo pobre, saudável ou doente, quem semeia no Terreno Espiritual, é feliz, e tem consolo sempre que precisa de um Pai que ama, e muito, seus filhos! Mas essas bênçãos de Deus são CONSEQUÊNCIAS, e não OBJETIVOS na vida de um servo verdadeiro. 



Os pregadores da prosperidade insistem em dizer que você colherá 'bênçãos' financeiras, saúde eterna,  usando esse texto como pretexto para "Lei da Semeadura Financeira" (que só existe na bíblia deles) quando você oferta em seus programas de TV e Igrejas Milionárias. Ofertar em troca de bênção, pra mim é ganância, Fruto da Carne, e o ofertante não é nada mais nada menos que um ganancioso por si só. Um fruto dessa 'teologia' que não gera ovelhas de Cristo, gera sim, ovelhas gananciosas! Pois as ovelhas de Cristo escutam a voz do 'Bom Pastor', esse que é Jesus, e Ele nunca deixou margem para esse tipo de ensinamento pecaminoso.

Se você é desses que crê na 'Teologia' da Prosperidade, saiba que você mesmo sendo um bom semeador financeiro, poderá colher sim coisas boas, pois a Graça de Deus recai até sobre os que não o servem de coração, mas tenho certeza que, as vezes, as bençãos que trarão frutos eternos sobre sua vida, você nem dará valor, pois 'as coisas boas' de Deus costumam vir nos mínimos detalhes, e quem espera muito além daquilo que realmente é importante, as vezes não enxerga coisa alguma!


Curta nossa Página no Facebook, e não esqueça de compartilhar nossas postagens com seus amigos(as)!